Doula Samara Barth: Amar + Alimentar = Amamentar

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Amar + Alimentar = Amamentar

Ao contrário do que a maioria das mães imaginam, apesar de ser algo muito natural, amamentar não é sempre uma tarefa fácil. Exige paciência, dedicação e conhecimento!

A Organização Mundial da Saúde prega que os bebes devem ser amamentados exclusivamente até os 6 meses de vida (nada de água, chazinho, suquinho, frutinha, se insistirem que o seu bebe deve consumir qualquer coisa, faça o simples: coma você, afinal tudo que você come vai direto para o leite) e depois até os 2 anos de idade, como alimento complementar.


Você sabe a forma correta de amamentar seu bebe?
·       
  •           Antes de mais nada, fique relaxada, o bebe sente sua tensão, apesar de não estar mais dentro do seu útero ele é capaz de sentir a mãe sente medo, dor, angustia e responde a isso, ficando bem nervoso.
  • ·         Ao pegar o bebe mantenha sempre uma posição em que a barriga do bebe esteja de frente para a sua.
  • ·         O bebe precisa ter boa parte da aureola da mãe na boca, não apenas o mamilo
  • ·         Os lábios do bebe ficarão voltados para fora, como boquinha de peixe e as bochechas cheinhas. 





Se o bebe começar a mamada de forma errada, tire ele da mama com o auxilio do dedo minimo, colocando o dedo no canto da boca do bebe entre a língua e o bico.









Conheça as posições para amamentar e escolha sua!
*Observe que SEMPRE a barriga do bebe esta virada em direção da barriga da mãe.


Logo após o nascimento é comum a mãe produzir um leite aparentemente aguado, chamado de colostro. O colostro é uma vacina natural e importantíssimo para o bebe. Deixe ele mamar a vontade, mesmo que os intervalos sejam muito pequenos entre uma mamada e outra. Quanto  mais a mãe amamentar, maior será a produção de leite.

Não existe leite materno fraco!

O recém nascido busca o peito para matar a fome e se sentir conectado a mãe, seguro e amado.

Machucados nas mamas

O mamilo só vai ficar machucado se a pega do bebe estiver errada, amamentar não dói e não deve doer

Não recomendamos o “preparo” do bico com esfoliações, bucha vegetal, toalha de banho e afins, vão deixar a pele apenas mais sensível e frágil.
Banhos de Sol, com moderação podem auxiliar na cicatrização.

Se as mamas estiverem duras e quentes, massageie bastante a área endurecida,  ordenhe um pouco do leite e faça compressas com água fria (a água quente parece aliviar a dor mais estimula a produção de mais leite).

Texto por Samara Barth

Nenhum comentário:

Postar um comentário