Doula Samara Barth: Parto sem dor, é possível?!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Parto sem dor, é possível?!

Conversando com muitas gestantes e lembrando dos meus bons tempos de barrigão, não é difícil identificar o principal medo de uma grávida, a tal da dor *sic “dilacerante, agonizante, terrível”  do parto normal sem anestesia.



Hoje, quando digo “gente, é uma DELICIA parir!!!” todos olham de olhos arregalados, mas vou contar como acontece.

Durante o trabalho de parto o colo do útero se dilata (abre para passagem do bebe), para que isso ocorra todo o útero se contrai e relaxa em intervalos ritmados, os músculos da vulva e períneo também.

Agora, imagine car@ leitor@, se tem alguém te dando um abraço bem apertado enquanto você tenta com todas as forças abrir os braços, o que acontece? DOR, a danada da dor!

É isso que acontece quando, durante o trabalho de parto, a gestante está tensa, com medo, ou de alguma forma se sentindo ameaçada, instintivamente seu corpo tenta “segurar” o bebe ao mesmo tempo que tenta expeli-lo.

Esse fenômeno  é conhecido como a “tríade maldita” Medo-Tensão-Dor, teoria desenvolvida por Grantly Dick-Read obstetra britânico “pai” no primeiro programa de Nascimento Natural em 1930 na Inglaterra.

Ele observou que as gestantes que davam a luz em suas casas com apoio de familiares, nas posições desejadas em ambiente tranquilo e acolhedor não sofriam no parto, diferente das que tinham os bebes em ambientes desconhecidos e com acompanhamento impessoal.

“Nós sabemos que os neurotransmissores do estresse liberados pelo corpo (catecolaminas) podem interferir com o trabalho de parto, diminuindo o fluxo de sangue para o útero e da placenta, diminuindo as contrações uterinas, e diminui o oxigênio para o bebê.”

As contrações acontecem como ondas do mar, começam bem leves e aos poucos cresce, em seguida diminuem novamente. Ritmadas e constantes, uma a uma fazem lentamente o colo do útero se abrir, cada contração é um passo mais próximo de ter o bebe em seus braços! Espere por elas, as aceite.

Água quente no ventre e costas aliviam o desconforto, massagens e caminhar. SIM!! Gestante tem que ANDAR, quando mais você se movimentar melhor a oxigenação do sangue e facilita a passagem do bebe. Entre uma contração e outra dá tranquilamente para comer, conversar e até dormir!



Posições de conforto

• Apoiada com a barriga pra frente, pode ser em uma cadeira, na cabeceira da cama, segurando alguém pela cintura. A ideia é mudar o centro gravitacional para retirar o peso do bebê do colo do útero e, com isso, aliviar a dor.
• De lado (decúbito lateral esquerdo), melhora o fluxo venoso, descompressão da veia cava.
• Posição agachada (de cócoras), amplia o efeito da contração, auxilia a dilatação e a descida do bebê.



Para ter um parto sem dor, ou algo mais próximo a isso naturalmente, participe de grupos de apoio a gestantes, troque experiências e medos,  leia bastante sobre o parto, escolha uma equipe e que você confie e tenha confiança, planeje com seu companheiro o parto colocando tudo no papel como intervenções que deseja, posição que quer parir, quem vai estar ao seu lado, quem cortará o cordão... 




Namore, curta, viva intensamente o parto antes de ele acontecer! Parece simples mas isso te deixará muito mais tranquila e fora desse ciclo ;)

 Texto por Samara Barth

http://anadoulaenutri.blogspot.com.br/2012/10/posicoes-para-o-parto-escolha-e-sua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário