Doula Samara Barth: Terceiro Trimestre - Se prepare para a chegada!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Terceiro Trimestre - Se prepare para a chegada!


Os últimos três meses de gestação, para mim, foram os mais intensos. A certeza que logo meu bebê estaria nos meus braços, o corpo mudando todos os dias e nossos instintos, malucos, querendo preparar o ninho para recepcionar a cria.

Incrível que mesmo com uma tremenda barrigona, parecendo uma Super Moon, a gente tem um estalo de energia para colocar tudo em ordem.

E que delicia, arrumar o quarto, mesmo que você saiba que o bebê raramente vá dormir lá, roupas, brinquedos, estoques de fraldas...

É no final da gestação também que devemos nos preparar com mais carinho física e emocionalmente!  Segue um checlist (com links bons) que pode te ajudar :

  1.  Procurar fazer exercícios físicos leves, como Yoga, Hidroginástica, Pilates e caminhadas
  2.  Se reunir com amigos e familiares para jantares, conversas gostosas e muito carinho 
  3.  Fortalecimento do períneo,  quanto mais preparado menor as chances de uma laceração (machucadinho) durante o nascimento do bebê
  4.  Fazer aquela hidratação nos cabelos, cuidar das unhas e de você <3
  5.  Conhecer a maternidade escolhida, ver o ambiente e tudo que ele oferece
  6.  Colocar o Plano de parto no papel e discutir com seu companheiro, médico e equipe tudo o que você deseja, ou não deseja, durante e depois do parto (tem um modelo bem completo aqui)
  7.   Namorar
  8.  Preparar a mala da maternidade, as roupas do bebê e suas,  deixar sempre em um lugar visível e de fácil acesso
  9.  Tirar MUITAS fotos (dá uma saudade danada da barrigão depois do parto
  10.  Não descuidar da alimentação, comer de 3 em 3 horas coisas Saudáveis, você e seu bebê precisam de muita energia e nutrientes.É no ultimo trimestre que ele vai ganhar mais peso <3
  11.  Namorar BASTANTE
  12.    Pesquisar sobre as fases do trabalho de parto, saber que o corpo está bem, que você e seu bebê estão bem e o que vem em seguida vai te ajudar a ficar mais tranquila e se entregar ao parto.  Tudo começa na nossa cabeça ;)



Eu não fui uma grávida muito simpática no final da gestação, chorava rios, fiquei bem irritada, mas são os hormônios e o melhor de tudo é que PASSA... rs  Mesmo assim pouco antes de parir quis deixar um post simpático (SQN) nas minhas redes sociais avisando que não gostaria de visitas pós parto, e tudo que eu não queria que fizessem  quando fossem nos ver.

Pode soar meio rude, e talvez até seja, mas nas primeiras semanas de vida do bebê estamos nos adaptando a nova rotina, ao bebê, ao nosso corpo, aos hormônios que voltam a gritar dentro da gente. É um momento que normalmente a mulher quer ficar apenas com os familiares mais próximos, sem se preocupar com roupa, olheira, roupa suja de leite etc... rs



E você, o que tem preparado para receber seu bebê?


Texto por Samara Barth
Doula

Nenhum comentário:

Postar um comentário