Doula Samara Barth: Todo dia é dia do BEIJO!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Todo dia é dia do BEIJO!


Foto por: Kalu Brum
Que atire a primeira flor, quem nunca sentiu o coração acelerar e um calor tomar conta de todo o corpo ao beijar a pessoa amada. Ou a mãe, que não sentiu o peito enche de leite ao beijar o bebê recém-nascido e sentir o cheirinho gostoso que só ele tem.

O beijo, como cheirar o bebê recém nascido, é um carinho capaz de fazer todo o corpo despertar para o amor, liberando o hormônio chamado Oxitocina.

“Paul Zak, economista e diretor do Centro de Neuroeconomia da Universidade Claremont, na Califórnia, defende em seu mais recente livro A Molécula da Moralidade, esse hormônio, ao promover a confiança entre indivíduos, é a 'cola' que une famílias e sociedades.”

Esse mesmo hormônio é responsável pela ativação das contrações uterinas, durante o trabalho de parto e pós-parto imediato (período expulsivo da placenta).

Tão bom, natural e tão forte!



Abuse do hormônio do amor, principalmente no final da gestação e principalmente durante o trabalho de parto, Beije, namore, ame. Se permita fluir nessa explosão de amor que é trazer uma nova vida ao mundo.


Mães que beijam seus Bebês
Foto por: Kalu Brum

“Quando uma mãe beija seu bebê, recolhe amostras dos germes patógenos que estão no rosto do bebê a ponto de serem ingeridos. Os órgãos linfoides secundários da mãe, como as amídalas, e as células “b” de memória são reestimuladas. Estas células “b” migram até as mamas da mãe onde se produzem os antibióticos específicos que seu bebê precisa”.

Lauren Sompayrac, autora de How The Immune System Works (Como trabalha o Sistema Imunológico)



Todo dia é dia de beijar, abraçar sem pressa.
E você, já beijou hoje?






Nenhum comentário:

Postar um comentário