Doula Samara Barth: Muitas famílias levariam o final da gestação com mais tranquilidade se soubessem ...

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Muitas famílias levariam o final da gestação com mais tranquilidade se soubessem ...

Os Sinais Reais e Falsos do Trabalho de Parto



Ansiedade, é a palavra que melhor descreve as ultimas semanas de gestação. É também o sentimento presente em pais, mães, amigos e familiares arregalam os olhos a cada sinal de que o grande momento esta próximo, o bebe vai nascer!

Muitas mulheres já no sétimo mês de gestação (entre 27 e 31 semanas de gestação) apresentam alguns sinais de preparo para o parto, como contrações não ritmadas chamadas de Braxton-Hicks, contrações indolores, somente sente a barriga endurecer, dores na lombar e virilha.

No 8 mês as contrações de treino se tornam mais frequentes e a mulher já produz colostro, primeiro leite do bebe rico em nutrientes e anticorpos, no final do oitavo mês e durante o nono é normal também a saída do tampão, uma “meleca” gelatinosa claro amarelado e parece como clara de ovo e pode vir com presença de sangue em pequena quantidade, que é a proteção da entrada uterina e costuma sair de 7 até 20 dias antes da mulher entrar em trabalho de parto.

As contrações que se iniciarem após as 37semanas podem ser doloridas porém não rítmicas, se antes de 37 semanas a mulher queixar de dor tipo cólica nas contrações deve-se investigar, pode ser sinal de infecção urinária e deve ser tratada o quanto antes. 

No dia 22 de março a enfermeira obstetra Francine Rodrigues, conduziu um bate papo descontraído no Nadi sobre os Sinais de trabalho de parto e os Falsos Sinais, confira a baixo alguns deles!



Sinal VERMELHO (Fique tranquila!)
  • Contrações sem intervalo de tempo regular, são muito comuns desde o sétimo mês, como já falamos, é apenas um treino do seu corpo onde os músculos se fortalecem e se preparam para o parto
  • Saída de “gosma” vermelha ou esverdeada, a gosma ou “tampão” costuma sair de 7 a 20 dias antes do parto, mas variam muito de mulher para mulher
  • Dor no baixo ventre e costas, no final da gestação o corpo todo da mulher muda aos poucos e essas dores costumam aparecer mais fortes quando o bebe está já na posição correta para nascimento


Sinal AMARELO (Fique atenta se evoluem ou não, pode assistir um filme, sem pressa!)
  • Perda de líquido transparente, a bolsa onde o bebe se desenvolve é cheia de liquido amniótico, e pode se romper algumas horas antes do parto. Esse rompimento quando acontece é facilmente identificado pois um grande volume de liquido sai da mulher. Caso isso não ocorra acompanhado de contrações, não precisa se desesperar. A perda de líquido pode acontecer antes da mulher ter contrações de Trabalho de Parto, ou durante o Trabalho de parto ou pode até mesmo não romper e o bebe nascer envolto da bolsa das águas, o que em algumas culturas é sinal que ele terá muita sorte na vida. Se o líquido estiver claro observar a movimentação fetal e esperar as contrações iniciarem, mas se tiver esverdeado ir para o hospital para ver como está o bebe se ele estiver bem, pode respirar tranquila, não é nem uma indicação para cesária.
  • Contrações ritmadas porém ainda bem espaçadas: A mulher vai ver a barriga endurecer e sentir já um pouco de dor, porém isso vai acontecer em intervalos não regulares(uma com meia hora, outra com 20 minutos de intervalo por exemplo) Deve-se ficar alerta, mas ainda não é o trabalho de parto.


Sinal VERDE (Vai nascer!)
  • Contrações ritmadas por mais de uma hora, conte o intervalo entre elas, se estiverem de 5 em 5 minutos já pode avisar o parceiro e procurar acompanhamento profissional. O parto ainda pode levar algumas horas, então não se desespere, coma algo gostoso pois vai precisar de energia, tome um banho quente sem pressa para relaxar. Água quente na lombar e ventre aliviam muito as contrações e auxiliam no trabalho de parto.
  • Vontade súbita de fazer cocô/força, esse é um sinal que o bebe está prestes a nascer, respire fundo e procure imediatamente acompanhamento profissional.

Lembre sempre de já deixar uma mala preparada para o dia do nascimento do seu bebe e as pessoas que vão te auxiliar de sobre aviso, sente com seu companheiro e montem juntos um Plano de Parto, com tudo que querem e precisam fazer antes, durante e depois do parto.

Texto por Samara Barth
Revisão de informações técnicas: Giovana Fragoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário